Veja como escolher seu primeiro seguro de carro

Grande parte dos jovens simplesmente sonha em ter seu primeiro carro, e precisam de seguro de carro também. Essa pode ser a parte mais difícil, isso porque esse é um grande passo financeiro. 

O seguro acaba servindo para prevenção de riscos e garantia total de sossego e tranquilidade, sendo assim, se você está em dúvidas sobre como escolher seu primeiro seguro auto, fique por aqui, e entenda tudo sobre ele com as principais informações que listamos abaixo! 

Entenda o que é um seguro de carro (auto)

Veja como escolher seu primeiro seguro de carro
Veja como escolher seu primeiro seguro de carro

Sabidamente antes de saber escolher seu seguro de carro é imprescindível que você entenda exatamente o que é o Seguro Auto, e porque é tão importante contratá-lo da forma correta. 

Saiba que esse Seguro Auto é um produto oferecido pelas próprias seguradoras que acabam garantindo ainda a proteção ao seu veículo como colisão, furto, roubo, alagamento, panes elétricas, entre outros. 

Sendo assim, caso algum sinistro realmente aconteça então a seguradora acaba se responsabilizando por todas as despesas, tudo de acordo com o previsto nas apólices. 

Lembrando que as seguradoras acabam por pagar a indenização em alguns casos de danos parciais e até mesmo de danos integrais que é quando mais de 75% do carro já não possui conserto, esse fator é conhecido como perda total.

Lembre-se ainda, que a indenização integral ainda é paga quando o carro é roubado, furtado e não é encontrado pela polícia.

É importante salientar que contratempos e acidentes podem simplesmente acontecer com qualquer pessoa. Automaticamente quando você contrata o seguro de carro, não precisa então se preocupar com possíveis prejuízos que teria com um mecânico ou ainda comprar carro novo.

Saiba que será preciso apenas acionar a seguradora e deixar que a mesma acabe arcando com as despesas, isso certamente concederá maior tranquilidade no seu dia a dia.

Entenda o que é um sinistro

Saiba que para entender tudo sobre o primeiro seguro auto, precisará então conhecer alguns termos bem específicos desse universo em questão, e um deles é mais conhecido como sinistro. 

Veja bem, automaticamente quando você acaba por contratar um seguro de carro, ele possuirá como objetivo principal a proteção do patrimônio que foi conquistado, prevenindo-se ainda contra possíveis imprevistos que podem vir a acontecer e causar prejuízos.

Saiba que sinistro é o nome concedido a esses imprevistos todos! Dessa forma, podemos dizer que o sinistro é prejudicial que poderá ocorrer com seu carro, e que certamente estará descrito dentro do contrato de seu seguro.

Pode bem ser incêndio, roubo, colisão, enfim, qualquer outro fator que você acabar por optar!

Entenda o que a seguradora analisa para liberar o seguro

Veja que para poder determinar o valor final do seguro de carro, as seguradoras acabam analisando várias informações de seu perfil, além do mais, a mesma deve se atentar aos serviços que você escolhe.

Lembrando que ainda serão levados em consideração os locais em que o veículo passa rotineiramente, sexo do titular, o veículo, a idade, onde o carro passa a noite, entre outras informações que acabam sendo levadas em consideração para cálculo do valor desse seguro.

Saiba bem, que a seguradora deve pedir informações sobre toda e qualquer pessoa que deverá dirigir esse veículo em questão.

Entenda que se porventura emprestar o carro para outra pessoa, e a mesma vir a sofrer um acidente, a seguradora simplesmente pode negar o pagamento somente porque a outra pessoa não foi citada no contrato.

Sendo assim, no momento de fornecer todas as informações ao corretor, então é preciso que você seja sincero (a), no momento de responder todas as perguntas.

Lembre-se que a falta de precisão ou a divergência de dados e informações acabará resultando no cancelamento direto do seguro ou até mesmo na recusa do sinistro.

Veja o que você precisa saber antes de contratar um seguro de carro

Veja como escolher seu primeiro seguro de carro
Veja como escolher seu primeiro seguro de carro

Certamente no momento de contratar um seguro de carro alguns pontos relevantes devem ser levados em consideração, principalmente quando for contratar o serviço:

Sobre as seguradoras

Certamente quando a pessoa está procurando um determinado serviço/produto, fica de olhos abertos nos benefícios e produtos, e isso acaba sendo fundamental.

Porém, é bem importante saber bem sobre a seguradora que você está fazendo a cotação, analise sua reputação, a qualidade do atendimento, quais são as redes sociais, menções presentes no Reclame Aqui, enfim! Lembre-se que posteriormente você não vai querer ter problemas no futuro! 

Verifique a cobertura

Veja que antes de escolher o seguro adequado, será preciso ficar atento às coberturas oferecidas. 

Aqui a dica de ouro é listar de fato todas suas necessidades, nesse momento um corretor de seguro pode te ajudar nessa etapa. 

Lembre-se que o corretor pode te ajudar nessa etapa, ele deve analisar suas necessidades com você e então indicará de fato o plano mais indicado. Lembre-se ainda, que deve contratar uma cobertura para poder economizar!

Sendo assim, se você precisa da cobertura contrate, caso não faça isso, após um sinistro poderá arcar com prejuízos bem altos.

Sobre o custo-benefício

Certamente após analisar suas necessidades, ter conhecido as coberturas, então esse acaba sendo o momento de colocar na balança tudo o que de fato precisa e o que realmente cabe em seu bolso.

Considere nesse momento sua segurança e a das pessoas que usarão o carro com você, além disso, entenda que prejuízos podem ocorrer e por esse motivo as coberturas são necessárias.

Peça ajuda de um consultor de seguros

Para poder buscar o melhor seguro, podemos dizer que essa é uma tarefa que exige conhecimentos, sendo assim, antes de fazer qualquer contrato, se informe sobre todos os detalhes e veja o que de fato é preciso para que finalmente esteja tranquilo. 

Lembre-se de prestar bastante atenção ao ler o contrato, justamente porque nele pode haver cláusulas capazes de gerar algumas dúvidas, sendo assim, conte com a ajuda de um profissional especializado nesse ramo.

Essas dicas são preciosas para pessoas que desejam contratar seu primeiro seguro de carro, afinal, sabemos que esse pode ser um processo meio demorado, e que, no entanto, ocorre de forma tranquila se tivermos informações em mãos. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp