Vantagens de ter um seguro de carro

Muitas pessoas negligenciam o seguro de carro, e apesar de trazer uma série de benefícios são vários os donos que por falta de planejamento não contratam esse serviço, e acabam deixando para buscar esse tipo de cobertura quando surge algum problema.

Claro que nessa hora pode ser tarde demais, e a pessoa quase não conseguirá usufruir de todas as vantagens existentes neste tipo de contrato. 

Neste post, iremos contar um pouco mais sobre o que é esse tipo de seguro e como ele funciona, além de é claro apresentar todas as vantagens do mesmo nos próximos tópicos. 

Confira quais são os benefícios apresentados pelo seguro, tipos de cobertura e entenda bem como eles funcionam, saiba mais!

Conheça os benefícios de ter um seguro de carro

Vantagens de ter um seguro de carro
Vantagens de ter um seguro de carro

Na maioria das vezes não nos damos conta, no entanto, em nosso dia a dia somos expostos constantemente a uma série grande de riscos. 

Principalmente no que se refere ao trânsito, na verdade, todos os envolvidos estão mais do que sujeitos a passar por algum acidente.

Na maioria dos casos ninguém gosta de pensar nesse assunto, entretanto, precisamos encarar a realidade, principalmente porque esses imprevistos acabam gerando despesas com peças e oficina para o carro até em atendimentos hospitalares.

Lembrando que precisamos ainda pensar nas eventuais ocorrências de roubos, que são frequentes e podem ser completamente desagradáveis e que claramente podem gerar outros custos como a troca de um vidro, compra de um novo veículo. 

A compra de um novo veículo acontece quando o carro é furtado e não localizado, e procure se lembrar que essas situações tendem a ser traumáticas, onde a tomada de decisão até mesmo fica comprometida devido ao grande estresse. 

Dessa forma, procure sempre se perguntar que tipo de situações dessa você seria capaz de suportar.

Que custos você poderia assumir de fato quando o incidente acontecer? E quais são os riscos que tanto você quanto os passageiros estão correndo? 

É bem por aí que entram alguns dos maiores benefícios do seguro veicular. Procure imaginar a tranquilidade de saber que todos esses imprevistos desagradáveis estão totalmente cobertos. 

E independentemente do que acontecer com seu veículo e com os passageiros automaticamente você poderá ainda contar com uma cobertura financeira e com serviço de apoio capaz de cuidar de tudo.

Na verdade, do ponto de vista financeiro, contar com um seguro de carro acaba sendo uma enorme garantia. 

Lembrando que se trata de um item fundamental dentro do planejamento financeiro, isso porque funciona como uma ferramenta de proteção de patrimônio.

Claramente no fim das contas com o seguro veicular, então você não correrá risco de perder todo o dinheiro que foi investido no carro. 

Porém, as vantagens devem ir bem além da conta bancária, isso porque em situações como acidentes e roubos precisamos de mais apoio. 

Nessas horas, o seguro acaba trazendo maior alívio e tranquilidade de saber que nossa saúde, bens e a saúde de outras pessoas receberão toda a assistência necessária. 

Além disso, o seguro acaba aliando a proteção do patrimônio com a despreocupação, justamente por sabermos que teremos a cobertura e assistência caso um incidente ocorra.

Lembrando que os benefícios do seguro de carro vão além do assegurado pelo DPVAT, que é o seguro obrigatório. 

Em partes porque o DPVAT apenas cobre casos de morte, despesas médicas relacionadas a acidentes, invalidez, e tudo com teto de apenas R$ 2.700 reais para despesas médicas e ainda R$ 13.500 reais para morte ou invalidez. 

Como posso escolher e contratar um seguro de carro?

Na verdade, esse é o momento de compreender como contratar um seguro de carro, veja abaixo o passo a passo e cada etapa que precisa ser seguida.

Saiba que na prática tudo é muito simples podendo ser feito de casa mesmo ou ainda pela própria internet, confira mais: 

Comece entrando em contato com uma corretora de seguros

Veja bem, no momento de procurar uma corretora de seguros procure sempre dar preferência para empresas mais experientes e consolidadas dentro deste mercado.

Além disso, procure conferir a reputação da marca e então veja se a mesma oferece serviços que você precisa. 

E veja que atualmente existem corretoras modernas e capazes de disponibilizar várias facilidades, como aviso de sinistro online, sempre garantindo que você poderá acionar a cobertura com praticidade máxima.

Entenda que ao entrar em contato com a empresa, o corretor de seguros deve te ajudar a montar um pacote com as necessidades de seu perfil.

Faça cotações

Na realidade, a cotação de um seguro de carro nada mais é do que uma espécie de orçamento para que você conheça os valores cobrados. 

Sendo assim, para que a mesma seja feita você deverá então fornecer algumas informações pessoais e de seu veículo também, dados que são usados ainda para calcular o preço deste seguro.

Lembrando que qualquer informação falsa poderá fazer com que você perca o direito à cobertura mais tarde.

Saiba mais sobre as informações recebidas

Vantagens de ter um seguro de carro
Vantagens de ter um seguro de carro

Após receber todos os detalhes da cotação, verifique a franquia, que é o valor para acionamento do seguro em caso de roubo ou acidente, confira ainda a Tabela Fipe visto que é nela que a seguradora se baseia para pagar indenizações e as formas de pagamento.

Geralmente você conseguirá pagar via cartão de crédito, à vista ou débito ou parcelado no boleto bancário. 

Lembre-se que parcelamentos maiores tendem a vir com mais juros, aumentando esse valor pago ao final.

Realize a contratação e assine a proposta

Depois de verificar que está tudo certo com a cotação efetiva, você finalmente pode fechar a contratação de seu seguro, nesse instante o corretor deve emitir uma proposta contendo todas as informações já repassadas a você. 

Assine a proposta e envie faça o envio da mesma diretamente para a seguradora, sempre guarde cópias até que a apólice seja emitida. 

Confira todas as informações e fique por dentro de todas suas coberturas, sempre destacando a importância de contratar uma seguradora que preste um bom atendimento de fato, isso porque é com eles que você falará quando for acionar o seguro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp