Seguro viagem: como escolher corretamente?

O seguro viagem é muito importante, principalmente ao embarcar para qualquer parte do mundo.

Claro que devemos ressaltar que acidentes e contratempos com a saúde acabam acontecendo, e são completamente imprevisíveis! 

É por esse motivo que hoje preparamos essas informações em forma de um guia, completamente interessante com dicas sobre esse tipo de seguro, isso porque há vários leitores que não estão prontos em relação aos dados dos seguros.

É importante que façamos nossas férias da forma correta, e que não venhamos passar por perrengues durante as férias. 

Devemos estar prontos para poder enfrentar completamente todos os desafios da viagem e ainda possíveis imprevistos, como uma possível dor de barriga que acaba aparecendo de repente, quando não há um banheiro.

Lembrando ainda, que após essa pandemia do coronavírus, esse seguro viagem acabou ganhando ainda mais importância. 

Lembre-se então de continuar a leitura do texto, e saiba tudo sobre o produto que tem ajudado pessoas durante suas viagens, e ainda quando há retorno de emergência para o Brasil, confira todas as dicas abaixo!

Por que contratar um seguro viagem?

Seguro viagem: como escolher corretamente?
Seguro viagem: como escolher corretamente?

Certamente o seguro viagem é essencial, e pode parecer até piegas, entretanto, todo viajante que realmente é precavido deve estar preparado para verificar os percalços da viagem, e isso inclui os famosos problemas de saúde.

Se dentro do Brasil mesmo podemos acabar passando mal com algum alimento ingerido, imagine naqueles países que você nem mesmo conhece direito?

O fato é que estando no exterior pode aparecer a famosa dor das pedras nos rins quem sabe ficar com dores de garganta, tosses insuportáveis, possíveis pandemias, acabam sendo a ponta do fio de tudo que pode acontecer com o viajante nos dias de viagem.

Além disso, há outros problemas que podem surgir, extravios de bagagem, problemas jurídicos, entre outros. 

O fato é que não importa muito o grau de experiência que o turista possui, isso pode acontecer com qualquer um. É importante então estar ciente de como escolher esse tipo de seguro corretamente! Veja todas as dicas abaixo:

Entendendo o funcionamento do seguro viagem

Certamente esse tipo de seguro acaba funcionando como uma espécie de plano de saúde, esse que também é temporário, além disso, garante ainda uma indenização para diversos tipos de situações e acidentes.

Lembrando que esse tipo de seguro somente é válido pelos dias da contratação e até mesmo deve ser usado de acordo com as normas especificadas em cada contrato. 

Lembre-se ainda, que normalmente ele é feito para aqueles destinos internacionais, principalmente onde os planos de saúde brasileiros não possuem validade alguma!

Entendendo a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem

Certamente ambos os serviços acabam sendo chamados de seguros viagens, no entanto, é essencial estarmos atentos principalmente no momento da pesquisa e depois no fechamento de contrato.

Sendo assim, podemos dizer que na prática a principal diferença aqui, está justamente em quem deve pagar pelo serviço no momento da utilização.

Essa é uma questão de quem de fato deve desembolsar o pagamento em questão!

Sobre o seguro viagem, saiba que ele prevê que o viajante acabe pagando todas as despesas médicas de seu próprio bolso e posteriormente solicite o reembolso à seguradora, claro que dentro dos limites estabelecidos em contrato.

Nesse caso, será preciso apresentar aqueles comprovantes específicos: de despesas médicas, notas fiscais, laudos e tudo que confirme que houve o atendimento.

Claro que o processo é meio burocrático e pode fazer com que você tenha muita dor de cabeça.

Porém, há vantagens, sendo eu o viajante pode escolher qualquer local para ser atendido, e isso independe de fazer parte da rede conveniada deste seguro. 

Já a assistência de viagem acaba por funcionar de forma diferenciada, o atendimento inteiro deve ser arcado completamente pela seguradora que foi contratada, tudo dentro do limite do contrato.

Diferentemente do outro seguro, saiba que esse tipo de assistência acaba prevendo que o segurado entre em contato com a empresa antes de receber o atendimento. 

Sempre lembrando que a seguradora deverá então indicar um local para que tal atendimento seja efetivado, e o segurado não deve desembolsar nada. Lembrando que o pagamento é arcado pela própria seguradora.

Claro que nesse caso a maior desvantagem está no fato de ser obrigatório o atendimento no local indicado, claro que há exceções para casos de emergência.

Saiba que as seguradoras acabam vendendo os dois serviços geralmente no mesmo paciente, sendo assim, você estará completamente garantido de toda forma. 

Porém, é essencial que você saiba dessa informação justamente no momento da contratação, caso contrário pode passar algum aperto depois. 

Como devo contratar um seguro viagem?

Seguro viagem: como escolher corretamente?
Seguro viagem: como escolher corretamente?

O seguro viagem pode ser contratado diretamente de empresas que são especialistas nessa área do seguro, e podem estar presentes no banco do viajante, ou ainda com a companhia aérea escolhida para a viagem, através de sites de vendas de passagens, entre outros.

Além disso, você pode obter acesso a eles diretamente nas operadoras de cartão de crédito ou ainda em agências de turismo. 

Lembre-se que quase todos esses serviços poderão ser encontrados de forma direta nos sites de empresas, tudo sem burocracia e com bastante agilidade. 

É válido salientar que esse tipo de seguro não é destinado apenas para viagens internacionais, saiba que você poderá contratar esse serviço para viagens dentro do próprio país. 

Porém, sabemos que não há tanta necessidade, pois, a maioria dos brasileiros possui plano de saúde, e esse serviço não é tão contratado por aqui! 

Veja como escolher a melhor seguradora de viagem

A ideia é que você evite bravamente a contratação de seguros desconhecidos e que possuem atendimento dificultado para o usuário.

A ideia é que dê maior preferência para seguradoras mais conhecidas e grandes, sendo que somente assim, você terá certeza de ter um atendimento mais eficiente no momento que necessitar.

Procure também avaliar a reputação da empresa, entender exatamente como funcionam os atendimentos prestados, os seguros oferecidos e todos os detalhes que devem fazer a diferença no momento de escolher o melhor produto para sua viagem.

Essas dicas são de ouro, sempre avalie a empresa desejada, e verifique se não são fraudulentas! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp