Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem

Certamente o seguro viagem serve para um problema que porventura aconteça no decorrer da viagem tão planejada. E ninguém planeja ficar doente durante uma viagem, não é mesmo?

E se o destino desejado for fora do Brasil, saiba que nenhum plano brasileiro é aceito por lá, e então muita grana acaba sendo gasta. 

É justamente por esse motivo que é muito importante garantir esse seguro, justamente para garantir um bom atendimento médico, assim como a cobertura em acidentes dentro de países estrangeiros, tudo sem haver necessidade de gastos extras além do seguro já pago.

Porém, é bem importante realizar uma boa pesquisa para escolher o melhor deles, que possua o melhor preço e as melhores condições para seu caso. 

Lembrando que é a partir da contratação que você automaticamente estará prevenido contra acidentes, possíveis transtornos e problemas de saúde durante sua viagem.

Saiba o que é o seguro viagem

Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem
Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem

Saiba que o seguro viagem nada mais é do que uma espécie de plano de saúde temporário, sendo que o mesmo ainda funciona como garantia para diversas indenizações de vários tipos de acidentes.

Além do mais, ele precisa ser contratado por qualquer viajante que seja experiente ou ainda iniciante. 

Grande parte das pessoas deixam de contratar um seguro viagem apenas para economizar, no entanto, o grande problema é que desta forma, caso ocorra algum imprevisto, cabe ao próprio viajante toda a responsabilidade de custear esse atendimento.

Lembrando que grande parte dos países no exterior jamais atende estrangeiros gratuitamente em suas redes de saúde.

Dessa forma, entenda que aquilo que você acha que é economia na hora de planejar sua viagem, acaba então saindo bem mais caro, principalmente se alguma espécie de imprevisto ocorrer.

Além da própria cobertura de assistência médica, o plano geralmente pode ser acionado para casos em que há extravio de bagagens, remarcação de passagens, assistência jurídica e demais imprevistos, porém, existe a necessidade de prestar atenção à apólice do seguro viagem contratado.

O fato é que em diversos destinos, esse seguro acaba sendo obrigatório, e o viajante precisa mesmo apresentar essa apólice ainda na entrada do país. 

Em vários casos esse seguro acaba sendo mais específico, como por exemplo nos próprios países da União Europeia onde o Tratado de Schengen acaba estabelecendo um valor mínimo de cobertura para garantir assistência médica ao viajante, dentro desses países.

É bem importante que os viajantes estejam atentos aos detalhes da cobertura da apólice do seguro viagem contratado, justamente porque existem várias modalidades de contratos concedidos pela operadora para conceder o seguro.

Ademais, um outro detalhe muito importante é que você deve contratar esse seguro em até dois dias após o fim da viagem, somente para garantir o seguro. 

Claro que este pequeno detalhe acaba sendo crucial para casos em que ocorrem atrasos, cancelamentos de voos ou ainda imprevistos nos deslocamentos por terra.

Se mantendo dessa forma, o viajante fica completamente assegurado ao longo de toda a viagem em questão.

Entenda tudo sobre o Tratado de Schengen

Sobre o Tratado de Schengen saiba que ele nada mais é do que uma espécie de acordo firmado diretamente entre os 26 países europeus, esse mesmo acordo visa estabelecer totalmente a circulação livre dos estrangeiros nesses países.

Ademais, este Tratado acabou por estabelecer que os turistas devem ter um seguro no valor de € 30.000 euros no mínimo. 

Obviamente o objetivo de tal regra é garantir apenas que o visitante possa pagar se preciso despesas médicas ou custos devido a possíveis óbitos dentro do país.

O ideal é sempre carregar o comprovante do seguro viagem consigo, justamente porque caso seja solicitado e você não consiga comprovar que contratou esse seguro pode simplesmente ser deportado (a) ou ainda impedido de entrar no país de destino.

E quais são as vantagens de contratar um seguro viagem?

Geralmente temos tendência de contratar o seguro viagem na perspectiva de não precisar utilizar.

Porém, caso haja necessidade de qualquer tipo de atendimento médico ou ainda com alguma espécie de desconforto, então esse seguro viagem deve cobrir qualquer assistência médica, e não será preciso gastar nada somente aquilo que já estava previsto. 

Lembre-se ainda, que além da própria cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado deve ter assistência para coberturas como: 

  • Fisioterapia;
  • assistência odontológica;
  • regresso sanitário;
  • traslado de corpo;
  • Orientação para os casos em que ocorre a perda de cartão de créditos ou de documentos;
  • Auxílio que visa cobrir possíveis despesas de cancelamento de viagem e ainda um seguro em caso de invalidez permanente ou morte;

Dicas para escolher o melhor seguro viagem

Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem
Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem

Veja abaixo algumas dicas que ajudarão a contratar o melhor seguro viagem, veja tudo:

Avalie a reputação da empresa

Um fator muito importante para decidir de fato qual é o melhor seguro viagem, é analisar se a empresa do seguro realmente é confiável. 

Dessa forma, avalie em sites como o Reclame Aqui, verifique possíveis resenhas e converse com quem já fez uso desse seguro.

Verifique sempre o que está incluso no contrato

Entenda que os seguros variam de acordo com o local que você irá e ainda o que você fará por lá, se for praticar esportes por exemplo, sempre procure seguros que cubram acidentes por esportes. 

Se estiver grávida, lembre-se que o seguro deve ser diferenciado também, tudo de acordo com o momento que você está fazendo.

Sendo assim, analise bem antes de sair assinando contratos por aí, caso contrário pode ser que o seguro efetivamente não seja adequado para você!

Cuide o valor da cobertura do seguro viagem

Assim como dito acima, se você vai para algum dos países que assinaram o Tratado Schengen, a cobertura em questão precisa ser de 30 mil euros no mínimo.

Por exemplo, Cuba e Venezuela possuem valores mínimos, e isso acaba sendo determinante ao decidir de fato qual deve ser o melhor seguro viagem para suas condições.

O que determina o seguro ideal é o local para onde você deve viajar, e os valores podem variar de acordo com os locais escolhidos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp