Curiosidades sobre as casas mais tecnológicas do mundo

Curiosidades sobre as casas mais tecnológicas do mundo

Precisamos falar sobre as casas tecnológicas e inteligentes, elas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

Muitas delas já possuem comandos por voz, permitindo que as luzes sejam ligadas de modo automático, permitindo assim que vejamos que as casas inteligentes não estão nada distantes da nossa realidade.

Certamente as razões para as pessoas usarem dispositivos em suas casas variam entre o acesso à tecnologia, sustentabilidade e comodidade. Deseja saber mais? Então continue lendo o texto a seguir.

Veja como são as casas tecnológicas que já estão presentes no dia a dia

Casas tecnológicas e inteligentes, são aquelas por exemplo que possuem diversos eletroeletrônicos interligados através de um sistema de controle central.

Dessa forma, o funcionamento desses dispositivos pode ser perfeitamente programado para ser ligado ou desligado em vários períodos bem específicos.

Se você parar para pensar, realmente o uso de máquinas e dispositivos com inteligência artificial já é uma realidade a um bom tempo.

Devemos lembrar por exemplo das geladeiras com reguladores de temperatura, máquinas de lavar roupas que emitem alertas sonoros, cafeteiras elétricas inteligentes.

Tudo isso acaba sendo uma maneira de deixar a casa a mais “tecnológica” possível! Além do mais, essas casas ainda usam sistemas que acabam permitindo o uso de recursos de forma inteligente: funcionários, uso de água, energia, entre outros, estão interligados.

Lembrando que a comunicação entre eles geralmente se dá via Wi-Fi ou ainda por Bluetooth.

Entenda quais são as vantagens e desvantagens das casas tecnológicas

Podemos dizer que a principal vantagem de fato é a comodidade. O fato é que dispositivos inteligentes são capazes de fazer tudo que precisamos estar lembrando constantemente, por exemplo ajustar a temperatura da residência.

Além do mais, essas casas possuem níveis de segurança bem melhores, isso porque possuem alarmes antifurto, babás eletrônicas, que ainda ajudam mães e pais a monitorar seus bebês, entre outros.

Uma outra grande vantagem, é a própria acessibilidade, atualmente as residências e prédios do Brasil deixam a desejar e muito nesse quesito.

Algumas casas já possuem inteligência artificial, o que acaba ajudando em várias funções dentro das residências que são as mais tecnológicas.

Entre as desvantagens, está justamente a questão da privacidade, que precisa mesmo ser bem pensada principalmente antes de acabar adotando esse tipo de sistema.

Isso acontece porque neste momento, a tecnologia tem avançado ainda mais rápido do que as leis e regulamentações, e isso é válido e importante.

Além do mais, uma outra desvantagem das casas mais tecnológicas, é justamente o custo de implantação, que bem sabemos, é alto principalmente no começo.

Sendo assim, entenda que as casas tecnológicas não são algo da imaginação futurista, pelo contrário, as mesmas estão sendo criadas dia após dia.

Elas trazem comodidade, segurança e um uso mais inteligente e maior dos recursos permitindo uma qualidade de vida ainda maior. Porém, como é de esperar, muitas pessoas acham bem difícil ter acesso a tais tecnologias, no entanto, essa realidade está cada dia mais próxima até das pessoas mais simples.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp