Curiosidades para quem quer cultivar suculentas

Vamos falar hoje, em relação a algumas curiosidades sobre as suculentas. As suculentas são fofas e bonitinhas, e se você curte elas, veio ao lugar certo.

Sim, nós sabemos que as suculentas são plantas e por sinal muito fáceis de cuidar, inclusive, elas existem em várias cores e são lindas!

A popularidade dessas plantinhas vem crescendo muito, dessa forma, resolvemos então passar um pouco do que achamos interessante sobre as mesmas, você pode se surpreender!

Veja algumas curiosidades sobre as suculentas

Uma das curiosidades sobre as suculentas, é que o nome da mesma se originou justamente do fato de suas folhas serem grossas e cheias de seiva.

Dessa forma, suculenta vem da palavra latina “sucus”, que significa suco ou ainda seiva. Lembrando que são as folhas nutritivas as responsáveis por ajudar essas plantas a sobreviver mesmo estando em ambientes muito quentes.

Além do mais, claramente se você cultivar suculentas já deve ter observado que as mesmas necessitam de regas ao menos uma vez por semana, justamente porque as mesmas preferem crescer sob a luz solar e ainda no próprio clima seco.

Entenda ainda, que a característica de suculenta é encontrada em ao menos 60 famílias de plantas diferentes, e isso inclui ainda famílias como aloe vera (babosa) ou ainda de cactos.

Lembrando sempre, que existem suculentas de praticamente todas as cores do próprio arco-íris. Veja que os tons de verde tendem a ser os mais comuns, no entanto, é possível encontrar facilmente suculentas roxas, rosas, azuis, laranjas e até mesmo vermelhas.

Você sabia que pode fazer mudas de suculentas por estacas?

Esta é uma técnica chamada de “propagação”, sendo assim, para poder fazer isso, é importante que corte uma folha da suculenta que deseja propagar e deixe a mesma secar ao sol, logo após será preciso plantar colocando diretamente na terra.

É válido lembrar que as suculentas são muito confundidas com cactos, assim como foi explicado acima, os cactos são plantas suculentas, no entanto, nem todas as plantas suculentas são cactus de fato.

Na verdade, o que faz de um cacto, são simplesmente seus espinhos, que acabam sendo algumas espécies de folhas.

Você sabia que as suculentas trabalham na purificação do ar? Veja bem, os estômatos são algumas pequenas estruturas em forma de boca na superfície das folhas e caules das suculentas.

Essas estruturas acabam permitindo a absorção de dióxido de carbono do ar e ainda a perda de água e oxigênio para o meio ambiente.

Veja que este processo ao contrário das demais plantas, acaba ocorrendo durante o período da noite, dessa forma, pode-se dizer que estão fechados durante o dia e abertos durante à noite.

Como resultado final, as plantas são ideais para se ter dentro de casa, no escritório ou ainda no próprio quarto ajudando completamente na purificação do ar.

Atualmente a maior suculenta existente no mundo é a própria Adansonia digitata e está presente na África.

Gostou de saber dessas curiosidades sobre as suculentas? Continue seguindo nosso blog para ter acesso a diversas novidades e curiosidades que trazemos diariamente até você! Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp