Cuidados que você deve tomar ao contratar um seguro de vida

Atualmente a preocupação do brasileiro está cada vez maior, o seguro de vida é a prova disso, as pessoas estão temendo pela sua segurança e de sua família.

Há um medo maior em relação à violência das cidades, das crises financeiras, do futuro profissional, problemas de saúde, tudo isso está fazendo parte da realidade de muitas pessoas.

Dessa forma, para poder alcançar alguma tranquilidade na vida, a pessoa pode agir de diversas formas, sendo que a contratação do seguro está entre elas.

Para aquelas pessoas que não sabem ainda, esse tipo de seguro acaba sendo uma espécie de contrato feito diretamente com a seguradora para finalmente garantir proteção financeira ao segurado, familiares e/ou pessoas dependentes financeiramente do mesmo.

Toda essa cobertura do seguro de vida se dá por casos de invalidez ou morte! Porém, diante de tantas opções existe ainda a tarefa de escolher a melhor seguradora e esse processo pode ser bem complicado.

Saiba o que é um seguro de vida

Cuidados que você deve tomar ao contratar um seguro de vida

Sobre o seguro de vida, saiba que ele é um serviço que acaba por acontecer por meio de um contrato feito diretamente por meio de uma seguradora.

Ela acaba garantindo maior segurança financeira aos familiares ou ainda dependentes em caso de invalidez ou morte do contratante.

Claramente existem várias modalidades de seguro, e elas podem ir desde as opções básicas para problemas de saúde até aqueles que são mais completos e podem cobrir a família inteira.

Claro que é bem comum surgirem algumas dúvidas principalmente na hora de escolher o melhor seguro de vida, além de que vários fatores que podem e devem ser levados em consideração, por exemplo qual cobertura de fato é o melhor para seu estilo de vida.

Saiba quais são os cuidados que você precisa ter na hora de contratar um seguro de vida

Na realidade, é importante que tenhamos cuidados bem precisos principalmente na hora de contratar um seguro de vida.

Claro que há vários fatores que precisam ser levados em consideração no momento dessa escolha, sendo que é muito importante levantar sempre a questão financeira e todos os gastos da família.

Somente após isso escolher um valor de indenização que não fique tão abaixo do necessário para os dependentes.

Além do mais, as pessoas precisam realmente observar com muito cuidado quais são as coberturas essenciais para seu tipo de perfil. Abaixo vamos conferir quatro tipo de cuidados para tomar antes de contratar esse tipo de seguro:

Procure ser muito transparente

Certamente é essencial que nenhuma informação seja omitida pela sua parte, sendo assim, em hipótese alguma omita ou minta alguma informação relacionada a sua condição de vida ou doenças pré-existentes.

Lembrando que isso acaba fazendo com que o segurado perca o direito à indenização.

Além disso, dados de idade, profissão, tamanho da família e até mesmo renda devem ser colocados no papel para que esse valor seja calculado de forma precisa, mesmo que algumas condições encareçam o produto.

Analise as coberturas

Sabidamente as coberturas de um seguro de vida podem abarcar ainda outras situações, além da indenização em caso de morte que tende a ser a mais comum.

Além disso, existem as coberturas tipo: antecipação especial por doença, diária por incapacidade temporária (DIT), Invalidez parcial ou total por acidente, diagnóstico de câncer, acabam sendo algumas coberturas adicionais disponíveis.

Essas coberturas são adicionais e perfeitamente personalizáveis, sendo que podem ser extremamente importantes, visto que essas são situações super difíceis para família no geral.

Lembre-se que os valores devem variar de acordo com as coberturas selecionadas, lembrando que a exclusão de alguma delas apesar de não parecer indispensável pode resultar em enorme prejuízo para a família e o segurado.

Dessa forma, liste de maneira minuciosa quais são mesmo suas necessidades, e ainda de seus dependentes. Ademais, em alguns casos, as discrepâncias de valores acabam sendo pequenas e as coberturas e benefícios adicionais acabam fazendo diferença total.

Faça a revisão da cobertura

Cuidados que você deve tomar ao contratar um seguro de vida

Além do mais, saiba que é recomendável que você revise completamente a cobertura principalmente ao renovar a apólice, e isso pode ser feito anualmente ou ainda em períodos maiores.

Saiba ainda, que deverá revisar as condições de vida e ainda renovar as informações sobre as necessidades financeiras da família, que vão mudando com o passar do tempo.

Sempre destacando que essas mudanças todas precisam ser levadas em consideração para uma possível revisão de cobertura.

Faça uma consulta ao corretor

Antes de fechar o seguro de vida, saiba que é interessante tentar que esse produto seja fechado diretamente com um corretor, o mesmo deve ser totalmente habilitado na própria Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Lembre-se que este é o profissional adequado para auxiliar você a encontrar a apólice que realmente está mais em conta, sendo que ainda ajudará a descobrir exatamente qual é o tipo de cobertura mais adequado para suas necessidades.

Veja quais são os tipos de apólice

A ideia é que você contrate somente aquilo que faz sentido para seu estilo de vida, sendo assim, entenda e procure conhecer todos os tipos de apólice existentes neste mercado.

Jamais opte por uma cobertura super completa se o risco coberto não é nenhuma realidade em seu dia a dia.

Dessa forma, a ideia é conhecer todos os tipos de apólices existentes antes de contratar um seguro de vida efetivamente.

É importante destacar que cada cobertura que você acaba contratando impacta ainda mais no valor final de seu seguro.

Conheça todos os benefícios de contratar um seguro de vida

Depois de percebermos os principais cuidados que devemos tomar na contratação de um seguro de vida, é mais do que importante entendermos quais são os benefícios que o segurado e a família terão.

Lembre-se que ela é uma excelente forma de planejar um futuro mais tranquilo aos seus beneficiários, visto que garante vários recursos para a família do titular principalmente em casos de imprevistos.

Sempre destacando que para contratar esse tipo de seguro você simplesmente pode optar por arcar com prestações fixas e que devem se encaixar em seu orçamento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp