Conheça os tipos de seguro de carro

Os seguros de carro acabam sendo um excelente investimento, principalmente aqui no Brasil, onde o trânsito violento e o aumento constante da criminalidade fazem com que eles sejam indispensáveis.

Claro que as pessoas que planejam comprar seu primeiro carro sabem do valor desse investimento e certamente não querem correr riscos de ter prejuízos, e nem mesmo perder seu patrimônio em batidas ou roubos.

Certamente assinamos o contrato com a seguradora esperando jamais precisar usar esse serviço oferecido por ela, no entanto, devemos ressaltar que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Dessa forma, vale a pena ter exatamente com o que contar ao enfrentarmos problemas com nosso veículo.

Além disso, podemos destacar que na melhor das hipóteses você acaba nem acionando o seguro e ainda pode desfrutar tranquilamente de um desconto na hora de renová-lo.

Porém, será que você conhece todos os tipos de seguros de carro que estão efetivamente disponíveis para contratação, se informe e analise melhor a partir deste post, confira tudo no decorrer da leitura.

E qual é a importância do seguro de carro?

Conheça os tipos de seguro de carro

O seguro de carro acaba sendo uma espécie de modalidade que permite que você realize a transferência do risco sobre seu veículo.

Podemos dizer que na prática você acaba por contratar uma empresa, e ela será responsável por se responsabilizar pelas ocorrências que porventura comprometam seu patrimônio.

Podemos dizer que no Brasil ele se torna mais do que essencial, principalmente para pessoas que dirigem todos os dias.

Lembrando que o intuito do seguro é promover tranquilidade e economia para você, isso porque não enfrentará um sinistro sozinho e nem mesmo terá que arcar com altos custos para a recuperação de seu veículo.

Ele é extremamente importante para aqueles que dirigem de forma defensiva, isso porque é impossível controlar imprevistos relacionados a outros motoristas e até mesmo à ação de possíveis criminosos.

E então quais são os tipos de seguros de carros existentes?

Na realidade, as seguradoras acabam oferecendo vários formatos de coberturas para que a pessoa escolha a que mais se adequa ao seu perfil. Sendo assim, vamos ver abaixo as principais e entender seus diferenciais:

Cobertura para proteção contra furtos e roubos

Essa é realmente uma modalidade básica de seguro, e acaba cobrindo apenas prejuízos que são referentes a crimes.

Claro que essa é uma cobertura limitada, sendo que essa opção costuma ser ainda mais barata e as condições são bem flexíveis.

É válido salientar que o valor da apólice depende apenas do ano e até mesmo do modelo de carro, e não exclusivamente do perfil do motorista.

No momento de contratar esse tipo de serviço, é muito importante que você entenda que a indenização somente acontece quando o carro não é recuperado ou ainda quando o mesmo é encontrado com danos que representem mais que 75% de seu valor.

Ademais, várias seguradoras acabam oferecendo o rastreamento do veículo juntamente com esse seguro.

Dessa forma, é possível que você encontre seu carro muito rapidamente e sem muitos estragos, essa opção acaba sendo muito interessante para aqueles que não podem pagar por um seguro mais completo, e, no entanto, vivem em cidades com alto índice de criminalidade.

Cobertura relacionada a desastres

Sobre esse tipo de seguro saiba que ele acaba ofertando uma cobertura contra possíveis danos materiais e que sejam consequências de raios, calamidades, incêndios, explosões, nevascas, e etc.

Na realidade, como se tratam de situações completamente específicas, esse serviço acaba sendo contratado para localidades que enfrentam esses riscos com maior frequência.

Cobertura para indenização em perda total

Conheça os tipos de seguro de carro
Conheça os tipos de seguro de carro

Sobre a perda total, geralmente ela ocorre quando o veiculo não pode ser recuperado ou ainda quando o valor necessário para sua restauração acaba sendo superior a 75% do que vale.

Nesses casos em questão, a seguradora acaba indenizando o proprietário com o valor integral do carro.

Lembrando que essa cobertura acaba sendo muito importante para o dono desse veículo, justamente porque ele impede que o mesmo perca todo seu patrimônio em uma situação de roubo ou sinistro.

Cobertura de seguro de terceiros

Em relação a cobertura de terceiros no seguro de carro, o segurado acaba dando preferência para resolução de danos, que a mesma venha causar nos demais veículos.

Dessa forma, o foco desse seguro não é exatamente de cobrir condições de seu carro, no entanto, ainda há avarias físicas, materiais ou morais causadas a outras pessoas.

Além disso, há ainda a cobertura contra furto e roubo, sendo que essa acaba sendo uma opção ainda mais barata.

Isso acaba fazendo com que os motoristas que não conseguem pagar o pacote completo optem ao menos por evitar prejuízos causados por indenizações a terceiros principalmente em caso de batidas de carro.

Cobertura de acidentes de passageiros

Certamente entre os tipos de seguros de veículos, esse acaba sendo propicio para quem trabalha principalmente como transporte de pessoas, tais como táxis, vans escolares e ônibus fretado.

Ademais, pela legislação de trânsito brasileira, esses motoristas acabam sendo obrigados a contratar um seguro capaz de cobrir danos causados aos passageiros, essa modalidade certamente não inclui nenhuma cobertura para possíveis avarias ao veículo.

Cobertura para seguro compreensivo

Certamente essa acaba sendo uma das opções de seguro de carro mais conhecida pelos brasileiros, justamente porque se trata do seguro conhecido como completo ou tradicional.

Por ter uma cobertura bem mais abrangente, ele ainda é o mais caro. Justamente porque o seguro compreensivo acaba reunindo todas as coberturas citadas, sendo que entre elas estão: furto e indenização a terceiros, roubos, acidentes, além de ajudar na assistência mecânica.

Saiba que ao contratar esse serviço, automaticamente você estará garantindo proteção total de seu carro e ainda contará com cobertura para situações bem específicas entre elas: danos a retrovisores, faróis e vidros.

Além do mais, saiba que você ainda poderá contratar alguns serviços adicionais voltados por exemplo: cobertura de acessórios, carro reserva, assistência 24h com guincho, isso tudo acaba oferecendo maior segurança nas viagens.

O ideal é que a pessoa escolha a cobertura que mais se adeque à sua necessidade, sendo que é interessante verificar isso com um corretor especializado que irá garantir o melhor plano e a melhor cobertura para você.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp