Como foi criado o marketing e a publicidade?

Você deseja saber mais sobre como foi criado o marketing e a publicidade? Saiba primeiramente que a história do marketing é tão antiga quanto a história da própria civilização.

Obviamente há milhares de anos o marketing funcionava de outras formas, sendo que a atividade nem mesmo era conhecida por esse nome em questão.

Porém, desde que acabaram surgindo as primeiras relações comerciais, então o próprio homem acabou entendendo que sem uma dose boa de persuasão então o mesmo não atingiria seus objetivos tão facilmente.

E de fato o que será que é o marketing senão o uso do poder para influenciar pessoas? E agora, o que será que é a publicidade? Como ela surgiu?

Enfim, a publicidade é quando fazemos propaganda para alavancar algo, geralmente vendas, não é mesmo? Vamos conhecer melhor a história do marketing e da publicidade!

Como se deu a criação do marketing e da publicidade?

Veja bem, para entender como foi criado o marketing e a publicidade, é interessante compreender que há diversos relatos históricos de publicidade desde a Antiguidade.

O fato é que os egípcios já usavam diversas técnicas de comunicação para poder estimular as vendas através de propagandas em papiros e anúncios em cartazes.

Saiba, porém, que as mesmas eram usadas de forma intuitiva, sendo que claramente não havia naquele momento uma metodologia definida para finalmente alcançar o público alvo.

Já o marketing de acordo com a Associação Americana de Marketing é um conjunto de processos e instituições que servem para comunicar, criar, entregar e trocar ofertas que tenham efetivo valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral.

Claro que nessa definição fica bem óbvio o valor que o cliente tem dentro do processo de marketing.

Porém, obviamente nem sempre foi assim, anteriormente o cliente não tinha um valor tão grande dentro desse processo de marketing. Naquela época eram tempos de produção em massa, e então não havia uma preocupação efetiva com a qualidade dos produtos!

Diferenças entre marketing e publicidade

Mesmo que o marketing, publicidade e propaganda não signifiquem a mesma coisa, podemos destacar que seus conceitos estão completamente interligados, e para que um deles funcione o outro precisa ser bem elaborado.

Veja bem, enquanto o marketing determina exatamente o que precisa ser feito para posicionar sua empresa, permitindo que tenha sucesso nos negócios, saiba que a publicidade deve popularizar essa ideia.

Já a propaganda é a responsável por estimular por meio de suas ações esses clientes finais a realizar a compra do produto.

Realmente é interessante entendermos as diferenças e os conceitos de marketing, publicidade e propaganda.

É válido destacar que eles trabalham em harmonia de forma integrada, tudo a fim de promover os produtos e serviços de uma empresa fortalecendo ainda essa marca no mercado.

Apesar disso, algumas empresas pequenas muitas vezes acham que esses departamentos não são tão importantes quanto o restante, principalmente em tempos de crise financeira.

Porém, principalmente o marketing, o mesmo é essencial para ajudar as empresas na atração de clientes! Gostou do nosso conteúdo? Continue nos seguindo e confira todas as novidades postadas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp