4 Dicas para ser mais produtivo na educação online

Estudar online agora apareceu como uma das principais opções neste momento da pandemia, o fato é que aulas foram suspensas em grande parte do país.

Dessa forma, o que ocorreu é que muitas instituições acabaram por adotar o ensino à distância para que as aulas não parem efetivamente.

Com essas aulas surgiu a necessidade de sermos mais produtivos online, sendo assim, vamos conferir abaixo algumas dicas que certamente ajudarão a aumentar a produtividade ao aprender. Confira no decorrer do post abaixo!

Veja algumas dicas para ser mais produtivo ao estudar online

Se você precisa estudar online, e quer ser mesmo produtivo (a), então saiba que veio ao lugar certo.

Apesar de a modalidade EAD estar presente na vida de um número bem grande de pessoas, certamente para outras ainda é uma novidade.

É justamente por isso que é bem natural que em determinado momento a pessoa tenha dificuldade em se adaptar e ainda sua produtividade acabe caindo.

Claro que felizmente tudo é questão de hábito, e você pode contornar tranquilamente este problema. Vamos conferir como contornar o problema abaixo:

Tenha um ambiente adequado e propício para o estudo

Geralmente conseguimos estudar bem em uma biblioteca, porém, muitas vezes em casa não. Isso acontece porque a quantidade de distrações presentes por lá é bem menor do que nossa casa oferece.

Sendo assim, comece preparando o ambiente para o estudo, procure ter acesso a um conjunto de cadeiras e mesas mais confortáveis.

Desligue toda e qualquer distração, procure também estudar em um ambiente mais iluminado e arejado.

Estabeleça uma boa rotina

Apesar de termos uma ideia de que o ensino à distância permite que estudemos de qualquer lugar e a qualquer hora, o ideal é estabelecer uma rotina para se tornar verdadeiramente produtivo.

Quando você começa a estudar sempre no mesmo horário e local, acaba criando um hábito e isso torna ainda mais fácil você se adaptar a uma rotina de estudos adequada.

Precisamos destacar aqui, que disciplina é a palavra chave para pessoas que estudam online. Dessa forma, defina um horário avise aos seus familiares e amigos que realmente não quer ser incomodado durante este período.

Procure fazer uso de técnicas de concentração e estudo

Você pode usar a técnica Pomodoro, a mesma foi criada nos anos 80, sendo uma metodologia onde se criam alguns pequenos períodos de estudos, todos com intervalos tornando a aprendizagem ainda mais melhor e produtiva.

É importante destacar que quando estudamos por um período maior que 30 minutos, temos tendência a perder a concentração com certa facilidade.

Dessa forma, as pausas acabam permitindo que sejamos capazes de retornar nosso fôlego principalmente antes de continuar a estudar.

Foque em realizar atividades mais práticas

Saiba que a melhor forma de fixar conteúdo é justamente fazendo exercícios de fixação, eles acabam desenvolvendo o conhecimento.

Quando aplicamos nosso conhecimento notamos então uma melhora mais significativa principalmente na fixação do que foi exposto através de vários métodos.

Essas são apenas algumas dicas, foque em usar o que te beneficia ao seu favor, e bons estudos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp